BEM VINDOS

Amo fazer peças em tricô e crochê para dolls!

Siga este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Patchwork aplicado em isopor

Aprenda a fazer patchcolagem

Material Necessário

  • Papel Pluma (ou 2 bandejas de frios coladas, aquelas bandejinhas de isopor do supermercado)
  • Cola Branca
  • Pincel
  • Estilete
  • Papel Carbono
  • Tecidos de várias estampas
  • Abridor de casas para botões
  • Lápis
  • Termolina Leitosa
  • Caixa de papelão ou MDF

Como fazer a caixa de MDF decorada com patchcolagem embutida em isopor

Patchcolagem foto 1
Corte o isopor (nesse exemplo foi usado papel pluma) do exato tamanho da tampa da caixa. Passe cola sobre toda a tampa e cole o isopor. Pressione por alguns minutos para ficar bem colado e preste atenção nas bordas. Após deixar a cola secar, pegue um molde para patchcolagem de sua preferência (clique aqui para ver alguns moldes), coloque sobre o isopor e transfira o desenho do molde para o isopor usando um papel carbono.
Patchcolagem foto 2
Após transferir o desenho com o papel carbono, passe um estilete nos contornos do desenho
Patchcolagem foto 3
Passe cola no local onde irá aplicar o tecido
Patchcolagem foto 4
Você deve aplicar um pedaço de tecido um pouco maior que a área desejada. Pressione bem o tecido e com a ajuda do abridor de casas para botões pressione o tecido para dentro do contorno cortado com estilete
Patchcolagem foto 5
Corte o excesso de tecido com uma tesoura
Patchcolagem foto 6
Finalize inserindo o restante do tecido para dentro dos sulcos
Patchcolagem foto 7
Vá usando essa mesma idéia para todo o desenho
Patchcolagem foto 8
Capriche nos detalhes para a peça ficar com acabamento legal
Patchcolagem foto 9
Por fim, repita o processo nas laterais da caixa para dar o acabamento
Aprenda a fazer patchcolagem
Para impermeabilizar o tecido passe uma fina camada de Termolina Leitosa. Está pronta a caixa de MDF decorada com patchcolagem embutida em isopor
 Fonte: http://artesanato-sandra.blogspot.com/2011/08/patchcolagempap.html

11 comentários:

  1. ola! adoro este trabalho em isopor, o seu ficou lindo msm, espero poder conferir mais trab seus , bjoss

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho!!! Estou começando a fazer essa técnica e como boa aluna já adquiri todo o material! Tem a sugestão de algum molde por onde posso começar? Ou algum tamanho de caixa?
    Abraços, thais_oliveirafaria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu sempre procuro começar numa técnica nova, com um modelo simples e não muito pequeno! Procure aplicar o tecido num risco grande sem muitos detalhes...como por exemplo um coração,fruta grande, flor simples algo desse tipo pra você testar a técnica e pegar o jeitinho de fazer as bordinhas e o acabamento. A caixa pode se média não muito delicada( fininha) pois existe a possibilidade de quebrar e não afunde muito o corte para não passar para o outro lado.No mais é o treino de fazer varias peças que vai de dar auto-confiança e idéias também.
    Eu costumo dizer que o artesanato é observar, observar, observar e ousar muito, fazer testes e criar peças exclusivas!
    Bjs amiga e até a próxima!
    Inês

    ResponderExcluir
  4. muito legal eu queria muito te conhecer......maria eduarda

    ResponderExcluir
  5. Podemos conversar mais vezes!
    Gosto dos comentarios, caso queria pode também
    entrar em contato comigo no e-mail
    ines.steffens@yahoo.com.br
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Inês

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! Parabéns pelo blog; está muito bonito!!!
    onde vc compra o isopor pluma em Chapecó?

    ResponderExcluir
  7. esqueci de mandar o e-mail: maraspaul@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Eu não faço em grande quantidade,eu reaproveito as bandejinhas de frios como está na explicação do primeiro item.
    Para patch, fuxico,crochê e tricô eu compro a maior parte dos materiais nas seguinte lojas:
    *Livraria Estrela
    *Casa dos fios (armarinho)
    *Casa da rendeira(armarinho)
    *Karina (armarinho)
    Espero que tenha ajudado, um abraço!
    Inês

    ResponderExcluir
  9. boa noite, os seus trabalhos cada qual quer ser mais lindo que o outro. Ines minha querida,se for possivel mandar para o meu email os moldes destas coisas lindas que estou entrando nesta atividades,por eu ter aposentada e tenho habilidades pra este tipo de artesanato. obrigada E QUE O DIVINO ESPIRITO SANTO DE DE SABEDORIA NECESSARIA PARA VOCE DESENVOLVER OS SEUS TRABALHOS TE DANDO IDEIAS E ILUMINANDO OS TEUS PENSAMENTO. AMEM. ME CHAMO JOSILDA E O MEU EMAIL É www.josildacesvale@bol.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho,em caso de dúvidas não esqueça de anotar seu e-mail para que eu possa responder.
Abraço a todos!!!